icon icon icon

Sólida Experiencia Tributária E Tecnologia de Ponta

UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ESPECIALIZADA

  • Recuperação de Creditos Tributario
  • Administração de Endividados
  • Auditoria Fiscal e Tributaria
16 de dezembro de 2021

Dação em Pagamento em Execuções fiscais


Dação em Pagamento em Execuções fiscais

Você sabia que é possível extinguir uma dívida tributária mediante a utilização de um bem imóvel?

 

 

Sim, é possível. Trata—se de um mecanismo legal instituído pela própria legislaçáo tributária, como o Código Tributário Nacional e a Lei de Execuções Fiscais, que permite a utilizaçáo de bens imóveis para a extinçáo de débitos tributários, conforme é expressamente previsto no artigo 156, XI, CTN e nos artigos 9^, III e 11, IV, da LEF(Lei de Execuções Fiscais).

 

Art. 156. Extinguem o crédito tributário:

XI —a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei. (Incluído pela Lcp n^ 101, de 2001)

 

 

(Vide Lei n’13.259, de 2016)

 

 

Art. 9* — Em garantia da execuçáo, pelo valor da dívida, juros e multa de mora e encargos indicados na Certidáo de Dívida Ativa, o executado

poderá:

III — nomear bens à penhora, observada a ordem do artigo 11.

Art. 11— A penhora ou arresto de bens obedecerá à seguinte ordem IV — imóveis;

 

0uaI seria o motivo, para a pouca utilizaçáo de tal mecanismo, expressamente previsto em lei?

 

 

Tal mecanismo jurídico era pouco utilizado, exclusivamente em função da grande oposição das Procuradorias da União, dos Estados e dos Municípios, em aceitar o bem imóvel oferecido como garantia, o que ocasionava certa insegurança jurídica ao executado.

 

Entretanto, a sociedade em geral, inclusive as empresas, foram diretamente afetados pela crise que incide sobre o País, ocasionando assim, a derrubada de barreira e oposição das procuradorias, viabilizando o oferecimento de bens imóveis como garantia para a expedição de CND e posterior extinçáo dos débitos tributários.

 

A mudança de posicionamento foi tão grande que, em 09 de Fevereiro de 2018, foi publicado no Diário Oficial a portaria de n° 32, da PGFN, em que claramente não apenas regula a possibilidade de extinguir os débitos tributários, como denota a extinção da oposição do oferecimento de bens imóveis para garantir ou extinguir débitos, inclusive, podendo ser realizado mediante procedimento administrativo dentro da própria Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

Pesquisar

Categorias

Tags

whats